Walter Launt Palmer
 
 
 

 
1854 - 1932
 
 
 
 
 
 The Early Snow
 
Nascido em Albany, NY, em 1º de agosto de 1854, Walter Launt Palmer, pintor americano, morreu em 16 de abril de 1932.
Era filho do escultor Erastus Dow Palmer. Na sua mocidade ele se relacionava com os artistas mais expressivos da época, como Frederick E. Church, John Kensett e John McEntee, todos freqüentadores de sua casa.
Aos 24 anos começou seus estudos formais de arte com Frederick E. Church, o grande pintor de Hudson Valley.
 
 
 
 

The Shining Stream
 
Nos primeiros anos da década de 1870, Palmer viajou e estudou intensamente na Itália e na França. Teve aulas com Carolus-Duran em Paris, e dedicou-se, também, aos Impressionistas, bem como às obras dos artistas exilados na Europa. Foi amigo de John Singer Sargent, com quem foi, ao menos uma vez, numa viagem de estudos. Passou algum tempo com John Henry Twatchman, William Merrit Chase, Frank Druveneck e Robert Blum.
 
 
 
 

 Winter Light and Shadows
 
Depois do retorno de Palmer aos Estados Unidos, no fim da década de 1870, ele e Church alugaram um estúdio em New York City, que utilizaram de 1878 até 1881. Palmer primeiro recebeu grande atenção pelas suas telas de inverno em 1887, quando recebeu o "Second Halgarten Prize of the National Academy" pelo seu quadro "January". Este prêmio é concedido a jovens artistas promissores (abaixo de 35 anos). As sombras em azul que Palmer fazia sobre a neve é considerada uma técnica precursora.  Recebeu, também,  a medalha de ouro do "Philadelphia Art Club" em 1894 e outra medalha de ouro do "Boston Art Club" em 1895. Outros prêmios foram concedidos pelas mais prestigiadas Associações de Arte e sua reputação continuou a crescer. Sua cenas hibernais tornaram-se muito populares, mas sua abordagem sobre Veneza e interiores também eram muito belas e disputadas.
 
 
 
 

1886 - Towards the Lido
 
Na virada do século Palmer era comparado a Claude Monet e John Henry Twatchman. Em 1915, Palmer, com 61 anos, passou o verão em Gloucester Massachusetts, o que faria em muitos verões vindouros. Seu estúdio era um tanto original e situava-se no Rocky Neck em Gloucester Harbor. Era descrito pelo Boston Globe em 1923 como um "um estúdio à beira-mar que se debruça acima das rochas e ostenta uma série de venezianas azul celeste...". Na verdade, Palmer achava o estúdio de verão um impulso à venda de suas telas, já que muitos visitantes que vinham para vê-lo, acabavam comprando; queixava-se que os visitantes o interrompiam, mas que era bom para as vendas. Os preços, naquela época, eram de cerca de US$ 200 por tela, sem moldura, por quadros de bom tamanho. Uma pessoa comprou três com o preço reduzido para US$ 500. Palmer mantinha meticuloso registro de todos os seus quadros e vendas. Tornou-se atuante na colônia local de Arte e nas Associações de Arte locais, devido a seu renome.
 
 
 

 1892 - The Egyptian Temple of Kom-Ombo
 
As pessoas comentavam que era estranho vê-lo sentado em seu "deck" em Gloucester Bay durante o verão, enquanto pintava uma paisagem nevada, quando, durante todo o tempo a beleza pitoresca da enseada estava justamente à sua frente. Ele respondia que isso não era mais inconsistente do que muitos de seus colegas artistas pintando paisagens de verão no auge do inverno.
Walter L. Palmer morreu em sua cidade natal, Albany, NY.
 
 
 
 

1894 - Venice
 
Depois da morte de Palmer seu trabalho perdeu a popularidade e muitos museus dispensaram sua obra nos anos subseqüentes à Segunda Guerra Mundial. Na verdade, no princípio da década de 1960, a arte representativa estava fora de moda e muitas vezes as molduras valiam mais do que as telas. As pessoa preferiam paredes vazias, sem pinturas -- uma espécie de reação retardada ao estilo das paredes cobertas da era vitoriana. Nos últimos vinte anos a tendência foi novamente revertida e os trabalhos dos Impressionistas americanos e artistas realistas do princípio do século XX foram redescobertos. Walter Launt Palmer é hoje reconhecido como um grande artista.
 
 
 
 

Fundo musical:
Love Walked In
George Gershwin, 1898 -1937
 
Produção: Mario Capelluto
Texto -Tradução: Ida Aranha
Formatação: Julia Zappa
 
 
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Junho 2008