1662 - St Mary s Square and St Mary s Church at Utrecht

 Museum Boijmas Van Beuningen, Rotterdam - oil on wood

 


 

PIETER JANSZ SAENREDAM

 
DADOS BIOGRÁFICOS
 

Pintor holandês, Pieter Jansz Saenredam, nasceu em 1597 e morreu em 1665. Sabe-se, por documentos oficiais, que viajou muito na Holanda, demorando-se em Amsterdam, Alkmar, Utrecht, etc, mas que nunca saiu do país. No resto, sua vida é desconhecida, pois, logo depois da sua morte, foi totalmente esquecido.

Saenredam pintou primordialmente interiores de igrejas calvinistas da Holanda. Esse gênero de pintura sempre foi cultivado nos Países Baixos, a partir de Van Eyck, como fundo de quadros religiosos. Mas, para Saenredam, o interior da igreja calvinista, nua, sem imagens e sem ornamentos, é o próprio tema de sua pintura.

Também as figuras humanas, ao pé do púlpito ou sentadas nos bancos, são pequeninas e insignificantes, como insetos. Saenredam pintou especialmente retratos de igrejas: espaços vazios, monumentais, claramente iluminados. Saenredam é um pintor sui generis, um dos maiores da história da pintura holandesa.

Só existem cerca de cinqüenta quadros de Saenredam. Totalmente esquecido depois da sua morte, e desprezado até pelos conhecedores da pintura holandesa antiga no séc. XIX, Saenredam só foi redescoberto pela exposição parcial dos seus quadros em Rotterdam -1937-; a reabilitação definitiva foi a exposição quase completa em Utrecht -1961-.

 

 

 
Interior of the Church of St Bavo in Haarlem , 1648 - oil on wood -
National Gallery of Scotland, Edinburgh
 
Interior of the Church of St Odulphus, Assendelft
 
Interior of the St. Jans Kerk at Utrecht 
Museum Boijmas Van Beuningen, Rotterdam
 
Interior of the Choir of St. Bavo at Haarlem, 1660, Worcester Art Museum
 
1652 - Interior of the Church of St Anne in Haarlem - Frans Halsmuseum, Haarlen
 
1657 - The Old Town Hall in Amsterdam - oil on panel - Riksmuseum, Amsterdan
 
 
 
 
 
 
Fundo Musical:
Da Bin Ich Gallop
Karl Faust, *1874   +1935
 
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha
 
http:/www.sabercultural.com