Self-Portrait
NICOLAS
POUSSIN
Obra
Poussin cria obras de grande
rigor formal, procurando enredos na Biblia e na Mitologia. Sua pintura é
clássica, cartesiana, apresentando ocasionalmente um vigor barroco, como
no "Martírio de Santo Erasmo" ( 1629; Pinacoteca do Vaticano).
Influenciado por Ticiano
assimila características românticas e poéticas que se refletem nos
"Pastores da Arcádia" (Louvre) e na alegoria "Inspiração do poeta"
(1636-1638); Louvre). Tomando Rafael como modelo, desenvolve estilo
em que predominam o equilíbrio, a simetria, a razão. Usa os mitos da
Antiguidade para exprimir verdades morais, exaltando herois que rejeitam o
vício em favor da virtude (Diógenes, Cipião, etc.).
Na primeira série dos "Sete
Sacramentos" Poussin estuda reações humanas em determinadas situações,
criando obra pitoresca que alcançou grande popularidade.
Os anos seguintes são
extremamente produtivos: "Império de Flora" (1634; Gemaldegalerie,
Dresden), "Parnaso" (1635; Prado), "Bacanais" (Gemaldegalerie, Dresden,
Prado, Louvre) de tom voluptuoso e cores vivas; "A Educação de Baco"
(Louvre).
Outros dados sobre
vida, estilo e projeção de
Nicolas
Poussin
são encontrados no site:
Página Pintura/Pintores
Poussin, Nicolas, 1, 3
e 4
Fonte: Enciclopédia Mirador
Internacional, Enclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda. São
Paulo, Rio de Janeiro, Brasil, volume 17, pág. 9.251
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1629-30 - Midas and
Bacchus - (detail ) - Alte Pinakothek,
Munich |
1629-30 -
Midas and Bacchus - Alte Pinakothek,
Munich |
c.1634 - The Adoration
of the Golden Calf - National Gallery,
London |
c.1635 - Helios and
Phaeton with Saturn and the Four Seasons - Staatliche Museen,
Berlin |
1660-64 - Summer - Ruth and Boas - Musée du Louvre -
Paris |
Créditos
Fundo Musical:
Liebesleid
Fritz Kreisler, 1875-1962
Solo de Violino:
Itzhak Perlan, 1945
Produção e
Formatação:
Mario Capelluto
e Ida Aranha
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