Self-Portrait,
Louvre,
oil on canvas,
98 x 74 cm.
NICOLAS POUSSIN
Estilo
Poussin
cultiva um estilo austero, calculado,
dividindo
suas telas com rigor geométrico.
As
figuras humanas são quase sempre secundárias,
servindo de pretexto para a criação de
paisagens
elaboradas.
Nessas
paisagens os elementos naturais
são
ordenados
com
a precisão de uma arquitetura.
Lib
ertando-se aos poucos das influências maneiristas
que
marcam suas primeiras obras, Poussin simplifica
suas
formas e seu traço tornando-se mais conciso.
Uma
tendência ao baixo-relevo se faz sentir em
"Eliezer
e Rebeca" (1648; Louvre).
Na
paisagem Poussin exprime seu mundo ideal,
recompondo elementos da campagna
romana
com
detalhes arquitetônicos (ruínas) e figuras
humanas.
Outros dados sobre vida, obras e projeção
de
Nicolas
Poussin
são encontrados no site:
Página Pintura/Pintores
Poussin,
Nicolas, 1, 2 e 4
Fonte:
Enciclopédia Mirador Internacional,
Enclopaedia
Britannica do Brasil Publicações Ltda.
São Paulo, Rio
de Janeiro, Brasil, volume 17, pág. 9.251 |
1631 - The Empire of Flora (detail) -
Gemäldegalerie,
Dresden |
1634
- The Triumph of Neptune (detail) 1 - Philadelphia Museum of Art,
Philadelphia |
1634 - The Triumph of
Neptune (detail) 2 - Philadelphia Museum of Art,
Philadelphia |
1636 - The Triumph of Pan - National Gallery,
London |
1637-39 - The Jews Gathering the Manna in the Desert - Musée du
Louvre, Paris |
1642 - The Seven
Sacraments - Baptism - National Gallery of Art,
Washington |
Créditos
Fundo Musical:
Violin Concerto in D Minor, Vivace
Johann Sebastian Bach, 1685-1750
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha
agosto, 2010
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