Seus
primeiros desenhos atraíram a atenção de Quentin Varin, um pintor local,
do qual Poussin se converteu em aprendiz, até que foi para
Paris, onde começou a frequentar o estúdio do pintor flamengo
Ferdinand Elle, e depois o de George L'Allemand. Poussin
encontrou a arte francesa em um estado de transição: o velho sistema
doutrinário estava perturbado e as academias de arte destinadas a
suplantá-lo ainda não estavam estabelecidas.
Após duas tentativas frustradas
de ir para Roma, conheceu Marini, o poeta do corte de Maria de
Médicis, em Lyon. Marini contratou-o para ilustrar seus poemas,
tomou-o como caseiro e, em 1624, facilitou sua ida para Roma, onde morreu
pouco depois, ficando Poussin muito deprimido com
isso. Doente, enfraquecido, foi recebido na casa de seu
compatriota Agspard Dughet e cuidado por sua filha Anna María, com
quem Poussin casou-se em 1629.
Entre seus primeiros clientes
estiveram o Cardeal Barberini, para quem pintou A
Morte de Germanico (Instituto de Arte de Minneapolis); o Cardeal Omodei
para quem produziu, em 1630 Triunfos de
Flora (Louvre); Cardeal
Richelieu para
quem executou uma Bacanal (Louvre); Vicenzo Giustiniani, para
quem realizou Massacre dos Inocentes, do qual há um primeiro
esquema no Museu Britânico; Cassiano dal Pozzo,
que comprou a primeira série de Sete Sacramentos (Castillo de
Belvoiir); e Fiart de Chanteloup,
com quem em 1640 regressou à França.
Sobre o
tema "Et in Arcadia ego" realizou dois quadros, um em 1627, e outro
mais tarde, em 1637-1638.
Luis XIII outorgou-lhe o
título de pintor da corte, e durante dois anos em Paris realizou várias
pinturas para as capelas reais (O Ultimo Jantar, pintada para
Versalhes, agora no Louvre) e oito desenhos para gobelins, as séries
de Os Trabalhos de Hércules para o Louvre, O Triunfo
da Verdade para o Cardeal Richelieu e muitos outros
trabalhos menores.
Em
1643, contrariado com as intrigas de Simon Vouet, Feuquires
e o arquiteto Jacques Lemercier, Poussin foi para Roma. Ali, em
1648 , terminou para De Chanteloup a segunda série de Os Sete
Sacramentos (Bridgewater Gallery) e também Diogenes Throwing away
his Scoop (Louvre); em 1649 pintou Aparecimento de San Pablo
(Louvre) para o poeta cômico Scarron e, em 1651, A Sagrada
Família (Louvre) para o Duque de Crqui. Ano após ano continuou
produzindo uma enorme variedade de trabalhos, muitos dos quais se incluem
na lista dada por Flibien.
Poussin morreu em Roma em
19 de novembro de 1665 e foi enterrado na basílica de San
Lorenzo , em Lucina.
Não teve filhos próprios, mas
adotou como filho Gaspard Dughet, o irmão de sua
mulher, que passou a assinar o seu nome.
Outros dados sobre vida, obras, estilo e
projeção de
Nicolas Poussin
são encontrados no site:
Página Pintura/Pintores
Poussin, Nicolas, 1, 2, 3 e
4.
Fonte:
http://pt.wikilingue.com/es/Nicolas_Poussin#Obras