PIERRE PAUL PUGET
 
Puget  nasceu em Marselha em 1622 e morreu na mesma cidade em 1694. Foi pintor, arquiteto, engenheiro e o maior escultor francês do século XVII.
 
Seu estilo barroco foi adquirido na Itália, onde, de 1640 a 1643, trabalhou com Pietro da Cortona em Roma (Palazzo Barberini) e em Florença (Palazzo Pitti). Fez várias viagens a Gênova, lugar onde desfrutou de  muito prestígio.

Retornou depois a Marselha e Toulon, onde executou a maior parte dos seus trabalhos, tais como a porta do Hôtel de Ville, em Toulon, (1656), desenhos para a capela do Hospice de la Charité, em Marselha, pinturas para as igrejas locais e decorativos desenhos para navios de guerra.
 
Em 1646 Puget pintou um grande número de telas para Aix-en-Provence, Toulon, Cuers e La Ciotat, e esculpiu enorme peça com a Virgem e o Menino para a Igreja de Lorgues.
 
Um dos seus trabalhos mais expressivos foi a esplêndida entrada com um par de Atlas  para a entrada do Toulon Town Hall (1656), onde  demonstra todo o vigor físico e intensidade emocional que era a chancela de seu estilo.

Apesar de sua renomada "Milo de Crotone" (1683) e "Perseus Délivrant Andromède", para o Palácio de Versalhes, seu estilo barroco e com características do estilo italiano não era popular na corte.
 
Nesta mostra foram reunidos gráficos de Puget que retratam com fidelidade as projeções da  época em relação à construção de navios de guerra.
 
 
 
Fontes (editadas):
 

 
                             
 
Great Vessel of War
 
 
 
 
Navigation before a Promontory
 
 
 
Ship at Marseille
 
 
 
Two Vessels under Sail
 
 
 
Vessel Firing
 
 
 
View on the Sea
 
 
 
 
 

 
Fundo Musical
Ottinger Reiter Marsch, Opus 83
Johann Strauss II, *1825  +1899
 
Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha