CSONTVÁRY
KOSZTKA TIVADAR |
DADOS BIOGRÁFICOS
Csontváry Kosztka Tivadar nasceu em Kisszeben em 1853 e
morreu em Budapest em 1919. Embora tenha vivido sessenta e seis anos, seu
período criativo foi muito curto porque só começou estudos artísticos em
1894, criando suas pinturas mais expressivas entre 1903 e 1909. Sua
obra consiste em cerca de uma centena de quadros e vinte desenhos
- uma obra não muito extensa, mas seus quadros foram a
primeira expressão da arte moderna na Hungria.
A
decisão de Tivadar de tornar-se pintor foi influenciada por sua
esquizofrenia. Ele trabalhou por cerca de catorze anos afim de
tornar-se financeiramente independente, e começou a estudar pintura aos
quarenta e um anos; primeiro em Munique, sob a orientação de Simon
Hollósy, depois em Karlsruhe, com Kallmorgen.
Para
pintar paisagens, em 1895 Tivadar viajou para a Dalmatia e para
a Italia. Seu estilo individual - expressivamente ilustrado em "Trees
in Electric Light a Jajce" e "Storm over the Great Hortobágy" -
foi inteiramente desenvolvido ao redor de 1903. No princípio do mesmo
ano, ele viajou para o Oriente Próximo à procura do "grande motivo".
A representação dramática, significativa, de "Great Tarpatak" é a
conclusão dessa procura. Tivadar trabalhou na sua outra obra
singularmente marcante e monumental "The Ruins of the Greek Theatre
at Taormina", entre 1904 e 1905. "Balbeck" é a última obra deste período,
que foi caracterizada primordialmente por seu panteismo e singular
uso de cores.
Tivadar primeiro mostrou seus trabalhos em Paris em 1907, depois viajou para o Líbano, onde foram executadas suas obras simbólicas de ambiente misterioso: "Lonely Cedar", "Pilgrimage to the Cedars in Lebanon" e "Mary's Journey in Nazareth". Suas próximas exposições foram em 1908 e em 1910, mas elas não lhe trouxeram o reconhecimento que ele tanto esperava. A sua última grande tela, "Riding Along the Beach", foi pintada em Nápoles em 1909. Depois deste ano ele raramente pintava. A solidão e a falta de compreensão causaram-lhe uma condição mental tão áspera, que ele não foi capaz de criar mais nada, a não ser esboços de visões surrealistas. |
1899 - Sun Looking back at
Trau
Private collection |
1902 - Castellamare di Stabia
Janus
Pannonius Museum, Pécs |
1903 - Springtime in Mostar
Janus Pannonius Museum, Pécs
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1903 - Roman Bridge at Mostar
Janus
Pannonius Museum, Pécs |
1905 - View of the Dead Sea from the Temple
Square in Jerusalem
Janus
Pannonius Museum, Pécs |
1908 -
Mary's Well at Nazareth
Janus Pannonius Museum, Pécs
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c.1902 -
Town at the Seashore
Hungarian National Gallery,
Budapest |
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