TIZIANO
VECELLIO
OBRAS
"Assunção da Virgem" (1518; Santa Maria Gloriosa
dei Frari) é considerada a obra que marca a libertação definitiva da
influência de Giorgione, ainda que essa influência possa ser notada
em detalhes de trabalhos posteriores.
Outros
quadros que chamam a atenção para a sua obra são "Retrato de
Fidalgo" (1511; National Gallery, Londres), "Amor Sacro e Amor
Profano" (1515, Galleria Borghese, Roma), "Homem da Luva (1523;
Louvre, Paris).
Entre as
cenas mitológicas destacam-se "Festa de Vênus" (1518; Museu do
Prado, Madri), "Bacanal" (1520; Museu do Prado, Madri) e "Baco e
Ariana" (1523; National Gallery, Londres).
Nos
quadros religiosos, por outro lado, o número de personagens é
diminuído, aumentando-se ao mesmo tempo a grandiosidade e solenidade
da cena fixada, como "Descida ao túmulo" (1523-1524; Louvre, Paris),
"Apresentação da Virgem Maria ao templo (1538; Accademia di Belle
Arti, Veneza). Aqui, a preocupação do pintor não é o movimento, mas
o reflexo da luz e das cores sobre a multidão.
Fonte
(editada):
Enciclopédia Mirador Internacional.
Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações
Ltda.
São
Paulo, Rio de Janeiro, vol. 19, pág.
10.905.
Outras informações sobre a vida
do artista e
sua obra são encontradas
no site:
Página " Pinturas", Seção Pintores,
Vecellio, Tiziano,
Mostras 1, 2 e 4
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