Jacopo de Barbari (1440-1516), Veneza em
1500
TIZIANO VECELLIO
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Retratos
Tanto em
personagens reais como em figuras mitológicas ou religiosas, Tiziano se
destaca por sua acuidade psicológica, seu desenho seguro e, especialmente,
a riqueza do seu colorido. A "Vênus de Urbino" (1538; Uffizi, Florença) é
um dos pontos culminantes desse período, sendo justamente considerado um
dos mais belos exemplos de nu na pintura universal: a placidez da Vênus é
superada por sua grande sensualidade. Nessa época, Tiziano já desenvolvera
a sua técnica de colorido, evitando os limites acentuados da cor, o que dá
ao conjunto incomparável harmonia. "Retrato do Papa Paulo III com seus
sobrinhos" (1545-1547; Pinacoteca Nazionale, Nápoles) é terrível documento
psicológico, verdadeiro precursor dos retratos da família real espanhola
pintados por Goya.
Noutro
espírito, embora com a mesma segurança psicológica, é o "Retrato de Carlos
V depois da batalha de Mühlbert" (1548; Museo do Prado, Madrid). Tiziano
pinta ainda o mesmo monarca em outra atitude: "Carlos V Sentado" (1548;
Alte Pinakothek, Munique); e o derrotado, contemplativo.
Coberto
de honrarias, solicitado pelos mais poderosos dirigentes de sua época,
Tiziano não esmorece, a despeito da idade. Nessa fase, de plena
maturidade, pinta "Danae (1554; Museu Nacional, Nápoles) e outra "Danae"
(1554; Prado, Madri): a sensualidade e o colorido da figura feminina
demonstram o mesmo espírito ardente da mocidade. A "Coroação de Espinhos"
(c.1555; Alte Pinakothek, Munique), quadro adquirido por Tintoretto - que
não mantinha relações com Tiziano, mas o admirava - possui grande
dramaticidade, mostrando o Cristo ensanguentado. O "Juizo Final" (1554;
Prado, Madri) é o último quadro entregue por Tiziano a Carlos V; em
seguida faria ainda numerosos quadros para Filipe II.
Poucos
anos antes de morrer, Tiziano faz um "Autorretrato" (1570-1572),
surpreendentemente rembrandtiano, com uso do chiaro-oscuro. Seu
último trabalho, "Deposição" ou "Pietà" (1576; Accademia di Belle Arti,
Veneza), é concluído por Palma, o Jovem, tendo Tiziano morrido na peste
que assolou Veneza.
Fonte (editada):
Enciclopédia Mirador Internacional.
Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações
Ltda.
São Paulo, Rio de Janeiro, vol. 19, págs.
10.905-906
Outras informações sobre a vida
do artista e
sua obra são encontradas
no site:
Página
" Pinturas", Seção Pintores,
Tiziano, Vecellio
Mostras 1, 2 e 3 |
1542 -
Crowning with Thorns
Musée du Louvre,
Paris |
1542-44 -
The Resurrection
Palazzo Ducale,
Urbino |
1511-12 -
Noli me Tangere
National
Gallery, London |
before
1575 - Philip II Offering Don Fernando to Victory
Museo del Prado,
Madrid |
1575-76 -
Doge Antonio Grimani Kneeling Before the Faith (detail)
Palazzo Ducale,
Venice |
Fundo Musical
O'Rosetta Claudio Monteverti, *1567 +1643
Produção
e Formatação:
Mario
Capelluto e Ida Aranha
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