Jacopo de Barbari (1440-1516),  Veneza em 1500
 
 
 
TIZIANO  VECELLIO
 
4
 
Retratos
 
Tanto em personagens reais como em figuras mitológicas ou religiosas, Tiziano se destaca por sua acuidade psicológica, seu desenho seguro e, especialmente, a riqueza do seu colorido. A "Vênus de Urbino" (1538; Uffizi, Florença) é um dos pontos culminantes desse período, sendo justamente considerado um dos mais belos exemplos de nu na pintura universal: a placidez da Vênus é superada por sua grande sensualidade. Nessa época, Tiziano já desenvolvera a sua técnica de colorido, evitando os limites acentuados da cor, o que dá ao conjunto incomparável harmonia. "Retrato do Papa Paulo III com seus sobrinhos" (1545-1547; Pinacoteca Nazionale, Nápoles) é terrível documento psicológico, verdadeiro precursor dos retratos da família real espanhola pintados por Goya.
 
Noutro espírito, embora com a mesma segurança psicológica, é o "Retrato de Carlos V depois da batalha de Mühlbert" (1548; Museo do Prado, Madrid). Tiziano pinta ainda o mesmo monarca em outra atitude: "Carlos V Sentado" (1548; Alte Pinakothek, Munique); e o derrotado, contemplativo.
 
Coberto de honrarias, solicitado pelos mais poderosos dirigentes de sua época, Tiziano não esmorece, a despeito da idade. Nessa fase, de plena maturidade, pinta "Danae (1554; Museu Nacional, Nápoles) e outra "Danae" (1554; Prado, Madri): a sensualidade e o colorido da figura feminina demonstram o mesmo espírito ardente da mocidade. A "Coroação de Espinhos" (c.1555; Alte Pinakothek, Munique), quadro adquirido por Tintoretto - que não mantinha relações com Tiziano, mas o admirava - possui grande dramaticidade, mostrando o Cristo ensanguentado. O "Juizo Final" (1554; Prado, Madri) é o último quadro entregue por Tiziano a Carlos V; em seguida faria ainda numerosos quadros para Filipe II.
 
Poucos anos antes de morrer, Tiziano faz um "Autorretrato" (1570-1572), surpreendentemente rembrandtiano, com uso do chiaro-oscuro. Seu último trabalho, "Deposição" ou "Pietà" (1576; Accademia di Belle Arti, Veneza), é concluído por Palma, o Jovem, tendo Tiziano morrido na peste que assolou Veneza. 
 
Fonte (editada):
Enciclopédia Mirador Internacional.
Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda.
São Paulo, Rio de Janeiro, vol.  19, págs. 10.905-906
 
 
 
 

Outras informações sobre a vida do artista e 
sua obra são encontradas  no site:
 
                                                                
Página " Pinturas", Seção Pintores,
Tiziano, Vecellio
Mostras  1, 2 e 3
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

1542 - Crowning with Thorns
 Musée du Louvre, Paris
 
 
 
 
 

1542-44 - The Resurrection
Palazzo Ducale, Urbino
 
 
 
 

1511-12 - Noli me Tangere 
National Gallery, London
 
 
 
 
 

before 1575 - Philip II Offering Don Fernando to Victory 
Museo del Prado, Madrid
 
 
 
 
 

1575-76 - Doge Antonio Grimani Kneeling Before the Faith (detail)
Palazzo Ducale, Venice
 
 
 
 
 

 1543 - Ecce Homo
  Kunsthistorisches Museum, Vienna
 
 
 
 

 

Fundo Musical

 

 

O'Rosetta

Claudio Monteverti, *1567   +1643

 

 

 

 

 

Produção e Formatação:
Mario Capelluto e Ida Aranha