DADOS BIOGRÁFICOS
John Henry Twachtman (4.8.1853 - 8.8.1902) foi um pintor americano mais conhecido por suas paisagens impressionistas, apesar do seu estilo de pintura ter variado grandemente ao longo de sua carreira. Históriadores de Arte consideram o estilo impressionista de Twachtman entre o mais pessoal e experimental de sua geração. Ele era um membro do "The Ten", um grupo de artistas americanos livrementemente aliados e insatisfeitos com as organizações profissionais de Arte, que se associaram em 1898 para exibir seus trabalhos como um grupo estilisticamente unificado. Twachtman nasceu em Cincinnati, Ohio, e nessa cidade
recebeu os primeiros estudos sobre Arte, sob a orientação de Frank
Duveneck. Como a maioria dos artistas dessa época, Twachtman depois foi
para a Europa no intuito de aperfeiçoar os seus conhecimentos.
Matriculou-se na "Academy of Fine Arts" em Munique, em 1875, e visitou
Veneza com Duveneck e William Merritt Chase. Suas paisagens dessa época
apresentam uma técnica solta e sombreada aprendida em Munique. Twachtman
também aprendeu desenho, esboços, e muitas vezes levava consigo uma
prancheta para desenho, de forma a conseguir registrar algum cenário.
Depois
de um breve retorno à América, Twachtman estudou de 1883 a 1885 na
"Académie Julian", em Paris, e sua pintura alterou-se decisivamente
em direção a um estilo suave em tonalidades cinza e verde. Durante
esse período, ele pintou o que alguns historiadores de Arte consideram ser
suas maiores obras-primas, incluindo Arques-la-Bataille,
pertencente à coleção do "Metropolitan Museum of Art", em Nova York,
e Springtime, hoje no "Cincinnati Art Museum".
Em 1886 Twachtman retornou à América e fixou-se em Connecticut, posteriormente comprando uma fazenda em Greenwich. Muitas vezes ele pintava e exibia seus trabalhos com seu amigo, o artista Julian Alden Weir, e despendia muito tempo na colônia de arte em "Cos Cob". Sua presença era vital à colônia: "O temperamento de Twachtman - sucessivamente gregário e introspectivo, inquieto e sereno - era um fator de vulto para impedir que a colônia de arte "Cos Cob" se transformasse num remanso de auto-contentamento. Ironicamente, a falta de sucesso comercial contribuiu para sua independência artística, livrando-o da tentação de produzir uma obra de acordo com uma fórmula aprovada. Sua Arte, convivência e aulas abasteciam a chama criativa de seus amigos e estudantes em "Cos Cob". Além dos seus quadros a óleo, Twachtman continuou criando gravuras, bem como desenhos em pastel, ao mesmo tempo em que ensinava pintura na "Art Students League" de 1889 até a sua morte em 1902. Em Connecticut seu estilo de pintura transformou-se novamente, desta vez para uma técnica impressionista altamente pessoal. Twachtman pintou muitas paisagens de sua fazenda e jardim em Greenwich, muitas vezes retratando paisagens cobertas de neve. Executou dúzias de quadros de uma pequena cachoeira de sua propriedade, capturando a cena em diferentes estações do ano e horas do dia. Mais tarde Twachtman visitou Gloucester, Massachusetts, outro centro de atividade artística no fim do século 19, e produziu uma série de cenas vibrantes que anteciparam um estilo mais modernista a alcançar proeminência na arte americana. Em Gloucester, Twachtman morreu repentinamente de um aneurisma cerebral, aos 49 anos. Hoje seus trabalhos estão em muitas coleções de museus, incluindo o "Metropolitam Museum of Art", Nova York; "National Gallery of Art", Washington, D.C.; e o "Museum of Fine Arts", Boston.
Fonte: en.wikipedia.org/wiki/John_Henry_Twachtman |
|
Enchanted Pool
Public
collection |
|
1877 - A Venetian
Scene
Public
collection |
|
1889 -
Connecticut Shore, Winter Public
collection |
|
c.1879 - Oyster Boats, North
River Princeton University Art Museum,
USA |
|
c.1881 - Windmills, Dordrecht
- Frye Art Museum, Seattle, Washington,
USA |
|
1877 - View of
Venice
Public
collection |
Fundo
Musical
Blaze
Away March, 1901
Dick
Osgood e Ernie Black
Produção
e Formatação:
Mario
Capelluto e Ida Aranha
|