Franz Xaver Winterhalter

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Contratado pela Margravina Sophie de Baden, para dar-lhe aulas de desenho, entrou em contato com a corte, e em 1832 o Grão-Duque Leopoldo de Baden financiou uma viagem sua à Itália, onde ele se associou ao círculo de Horace Vernet, diretor da Academia Francesa na Itália, e começou a pintar cenas de gênero romântico. Voltando a Baden pintou retratos do Grão-Duque e de sua esposa e foi indicado pintor da corte. Mas não se demorou ali. Sua composição “Il Dolce far Niente” foi aceita no Salão de Paris e ele mudou-se para a capital francesa, onde nos anos seguintes permaneceu exibindo suas obras do Salão, sendo estimado como retratista e pintando membros da nobreza, inclusive a Rainha da Bélgica, Louise Marie d’Orleans e seu filho. Possivelmente esta obra foi o que atraiu a atenção da Rainha da França, Maria Amélia de Bourbon-Nápoles, e foi indicado pintor da corte francesa, tornando-se um nome da moda e realizando mais de trinta retratos para a família real. Com isso granjeou a reputação de especialista na pintura da realeza, sendo capaz de combinar verosimilhança de feições com a elegância e o luxo num estilo original.

 
 
 
A Young Girl called Princess Charlotte - Private Collection
 
 
 
Spring - Private Collection
 
 
 
1833 - Roman Genre Scene - Private Collection
 
 
 
 1836 - Il Dolce far Niente - Private Collection
 
 
 
1837 - The Decameron - Private Collection
 
 
 
1838 - Portrait of Madame Ackerman, the Wife of the Chief Finance Minister of King Louis Philippe - Private Collection
 
 
 

 

Fundo musical:

Lullabye

Johannes Brahms, 1833-1897

 

 

Produção: Mario Capelluto

Supervisão e Texto: Ida Aranha

Formatação: Julia Zappa

 

 

mario.capelluto@globo.com

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Outubro 2009

 
 
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