MIHÁLY  ZICHY

 

 
 
 
Mihály Zichy
 
 
 
 
O pintor e artista gráfico Mihály Zichy nasceu em 15 de outubro de 1827 em Zala, Hungria, e morreu em 28 de fevereiro de 1906 em São Petersburgo, Rússia.
 
Mihály Zichy foi um representante significativo da pintura romântica da Hungria. Durante seus estudos de Direito em Pest, em 1842, ele também frequentou a escola "Jakab Marastoni"; em Viena ele foi aluno de Waldmüller em 1844.
 
"Lifeboat", seu primeiro trabalho expressivo, é dessa época. Por recomendação de Waldmüller, Zichy tornou-se  professor de Arte em São Petersburgo. Em 1849 ele pintou o retrato de Lajos Batthyyány, o primeiro-ministro húngaro. A partir de 1850 Zichy trabalhou como retocador, mas também fez desenhos a lápis, aquarelas e retratos a óleo.
 
A série sobre a caça em Gatchina, encomendada pelo Czar russo, elevou-o a artista da corte. Zichy fundou uma sociedade para apoiar pintores em dificuldades financeiras. O quadro "Autodafé", sobre os horrores da Inquisição espanhola foi pintado em 1868. Viajou pela Europa em 1871, e estabeleceu-se em Paris em 1874. 

Zichy pintou "Queen Elisabeth Laying Flowers by the Coffin of Ferenc Deák"   por encomenda de Treffort. "Drinking Bout of Henry III", seu próximo quadro em grande escala, foi feito em 1875. "The Victory of the Genius of Destruction" pintado para a Exposição de Paris foi proibido pela autoridades francesas por causa de sua ousada mensagem antimilitarista.

Zichy deixou Paris em 1881 e voltou para São Petersburgo depois de curtas estadias em Nice, Viena e na sua terra natal, Zala. A partir dessa época ele esteve ocupado nas ilustrações  de  "The Tragedy of Man", de Madách, e nas vinte e quatro baladas de János Arany, 1894-98.

 

 
 
 
Fonte:
 
 
 
 
 1873 - Falstaff with a Tankard of Wine and a Pipe
 The Hermitage, St. Petersburg
 
 
 
 
  1865 - Ante-Room in the Imperial Palace at Tsarskoye Selo
The Hermitage, St. Petersburg
 
 
 
 
1864 - Ball in Honour of Alexander II 
 The Hermitage, St. Petersburg
 
 
 
 
 1857 - Coronation of Alexander II 
 The Hermitage, St. Petersburg
 
 
 
 
 1847 - Lifeboat 
 Hungarian National Gallery, Budapest
 
 
 
 
  1878 - The Triumph of the Genius of Destruction 
 Hungarian National Gallery, Budapest
 
 
 
 
 
Créditos
 
Fundo Musical:
 
Sleeping Beauty, opus 66, Waltz
Pyotr Ilych Tchaikovsky,  *1840   +1893
 
 
 
Produção:
Mario Capelluto
 
Pesquisa, tradução de texto, formatação:
Ida Aranha
 
 
 
 
 
Realização:
 
 
Junho, 2012